-
Arquitetos: Formzero; Formzero
- Área: 340 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ameen Deen
-
Fabricantes: Feruni, Johnson Suisse, Jotun, Wong Lighting, structure system
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para um casal de aposentados que é apaixonado pelo cultivo de alimentos. As plantas que preenchem a casa não parecem especificamente definidas, pois sua aparência oscila entre jardim, fazenda e casa, antecipando uma redefinição de casa tropical contemporânea.
A casa, com suas caixas de concreto em cascata preenchidas por mais de 40 tipos de plantas comestíveis em cada andar, cria um forte contraste visual com os prédios ao redor. Sua fachada recuada fornece espaços sociais adicionais para interação com a vizinhança. Fora do perímetro da casa, a primeira caixa de plantação foi construída em torno de uma jasmim existente. Esta caixa serve como um mobiliário urbano, uma conexão entre o casal e seus vizinhos.
Os espaços internos estão imbuídos de um forte senso de hospitalidade e da atitude do proprietário em relação à vida urbana sustentável e à agricultura urbana. Ao abrir o portão, pode-se perceber a iluminação natural e a ventilação cruzada, ao mesmo tempo que é possível também ler todo o piso térreo visualmente, pois há apenas paredes de vidro e janela entre a frente e parte posterior. Separada pela sala de estar e pela escada central da casa, a parte de trás da edificação apresenta uma cozinha de pé-direito duplo e uma área de jantar com janela de vidro do piso ao teto que pode ser aberta para uma parede verde atrás.
Inspirando-se na casa tropical vernacular, o bambu produzido pelos indígenas Temuan de Negeri Sembilan é usado como molde para o concreto das caixas de plantas. Embora essa textura de bambu defina uma forma orgânica abstrata da casa, ela também é uma solução sustentável para um acabamento de baixa manutenção que consegue conviver bem com a chuva e a poluição urbana.
A casa é uma representação física do estilo de vida do proprietário. É também uma plataforma de conhecimento em que o casal constantemente testa o sistema de irrigação e plantio. Esse sistema de irrigação customizado é interconectado entre as caixas de plantação que armazenam e reciclam nutrientes e a água da chuva na terra. A casa também permite a manipulação completa e precisa das caixas de plantação, desde a composição do solo até o nível de água que é fornecido a cada caixa individual.
Este projeto é uma valiosa oportunidade e experiência não apenas para o cliente aprender sobre agricultura num ambiente tropical, mas também para a comunidade do entorno. Espera-se que a vida nesta casa seja continuamente melhorada, desenvolvida e que cresça organicamente junto com o casal.